Portugal tem uma nova raça de cavalos

O pónei da Terceira foi reconhecido como raça autóctone, tornando-se assim na nova raça de cavalos portuguesa. Já faziam parte das raças autóctones portuguesas de cavalos, a raça Lusitana, a Sorraia e Garrano. Depois de 14 anos de recuperação, uma equipa da Universidade dos Açores conseguiu retirar este animal do perigo de extinção.

Os póneis medem habitualmente cerca de 1,30 metros de altura e de comprimento, mas ao site Boas Notícias, o bio tecnólogo do Centro de Biotecnologia dos Açores, Artur Machado, que impulsionou o registo da nova raça, revelou que o Pónei da Terceira “tem características morfológicas semelhantes às de um cavalo”.

O investigador estudou a população através dos dados biométricos das medidas morfológicas e da caracterização molecular da raça através da leitura do ADN.

Essa informação foi depois comparada com outras 60 raças e a equipa de investigação concluiu que “esta era uma população que se diferencia das outras”, informação que foi agora validada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. O investigador tem agora como prioridade tornar este animal sustentável para que a raça não volte a ficar ameaçada.

(Fonte: Veterinária Actual)

05-05-2014

Pré-Marcação

Faça a sua pré-marcação através deste formulário

Como encontrar-nos?

Rua Fialho de Almeida, n.º 26
7780-190 Castro Verde


Coordenadas

Latitude: 37º 41' 54" N

 

Longitude: 8º 5' 15" W


T: 286 322 941* | 962 706 969* | 969 023 380*

*(Custo de chamada para a rede fixa/ Custo de chamada para a rede móvel)

E: geral@cveterinariacastroverde.pt