Identificados três novos vírus felinos

Um grupo de investigadores da Colorado State University, nos Estados Unidos da América, descobriu uma família de vírus que podem estar a causar cancro em várias populações de linces, pumas e gatos domésticos. Os cientistas temem que estes vírus, que ainda não tinham sido detetados, possam ter sido transmitidos entre espécies de felinos e causado alguns tipos de cancro que surgem em gatos domésticos.

 

Os investigadores analisaram cerca de 300 amostras de sangue de gatos na Flórida, Colorado e Califórnia e encontraram valores significativos de cada espécie infetada, o que indica uma ampla distribuição dos vírus recém-identificados.

 

Estes vírus encontram-se na mesma família que os gamma herpes viruses, vírus que podem causar linfoma em pessoas e especialmente nos pacientes com VHI-SIDA e outras doenças imunossupressoras.

 

Os cientistas ainda não sabem se os novos vírus encontrados estão associados a doenças em linces, pumas e gatos domésticos, no entanto acreditam que existe essa possibilidade. “A descoberta destes vírus e da sua transmissão é importante porque pode ajudar-nos a entender as doenças comuns e emergentes nos animais e nas pessoas. Este é o primeiro passo para deter as doenças infecciosas”, referem os responsáveis pela descoberta.
 
 

(fonte:IFE/Veterinária Actual)

05-02-2014

Pré-Marcação

Faça a sua pré-marcação através deste formulário

Como encontrar-nos?

Rua Fialho de Almeida, n.º 26
7780-190 Castro Verde


Coordenadas

Latitude: 37º 41' 54" N

 

Longitude: 8º 5' 15" W


T: 286 322 941 | 962 706 969 | 969 023 380

E: geral@cveterinariacastroverde.pt