Com o que sonham os nossos cães?

Da mesma forma que os humanos, os animais também sonham.
Experiências sobre os padrões de sono REM (“rapideye movement”) foram feitas em cães, e embora eles vivenciem padrões REM mais curtos e mais frequentes do que os seres humanos, manifestam-se com contrações musculares, ou mesmo choramingando durante o sono, e é bastante provável que os cães sonhem com os eventos do dia, seja com a diversão de um jogo de bola ou que esteja ganhando um delicioso pedaço de carne.

Curiosamente, os estudos também sugerem que cães de diferentes tamanhos sonham de forma diferente. Por exemplo, as raças menores, como Maltês ou Pug, podem sonhar com mais frequência do que raças maiores, como o Golden Retriever. Além disso, os filhotes mais novos sonham com mais frequência devido ao fato de que eles estão experimentando coisas novas todos os dias.
Os cães dormem em média nove horas por dia, mas podem aumentar esse tempo se ficarem sozinhos sem a companhia do dono. Os cães têm duas fases de sono: superficial e REM (“rapid eye movement”). Na fase superficial o cão fica quieto e alerta, tem uma respiração profunda e ritmada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e atividade cerebral diminuem. Nessa fase, o cão pode acordar em função de estímulos. Esse período leva de 10 a 20 minutos. Já no segundo período, os olhos do cão mexem-se, daí vem o nome "rápido movimento
dos olhos". Nessa fase a respiração é considerada mais irregular, rápida e superficial. As vezes eles mexem as orelhas, as patas e até fazem alguns barulhos esquisitos."

18-08-2015

Appointments

Make your appointment through this form

How to find us?

Rua Fialho de Almeida, n.º 26
7780-190 Castro Verde


Coordinates

Latitude: 37º 41' 54" N

 

Longitude: 8º 5' 15" W

T: 286 322 941 | 962 706 969 | 969 023 380*

*(Call cost to the national fixed network / Call cost to the national mobile network)

E: geral@cveterinariacastroverde.com