Banhos e tosquias

Com a chegada do tempo quente impõe-se a necessidade de tosquia dos animais com o pelo mais denso. Associado à tosquia, o banho é um procedimento que melhora a higiene e a saúde da pelagem do seu cão.

O banho inclui os seguintes procedimentos, lavagem do pelo com produtos lideres e de alta qualidade e água tépida com média pressão, secagem do pelo do animal com ar quente em pressão. Enxugar o cão com uma toalha não é suficiente. O couro do animal fica húmido e isso deixa-o vulnerável a dermatites, como a seborreia. Assim, torna-se importante uma secagem, com um secador profissional, à temperatura certa, de modo a não prejudicar o animal.

Associado ao banho podem ser feitos procedimentos como a limpeza de orelhas pois em algumas raças pode existir excesso de pelos no conduto auditivo provocando humidade, mau cheiro, acúmulo de sujidade e inflamações. A limpeza de olhos elimina o incómodo causado pelo corrimento ocular nos cães, e por isso é necessário limpar os olhos do animal regularmente. Podem também ser feitos outros procedimentos, se necessário, como o corte das unhas e o esvaziamento das glândulas peri anais.

A escovagem frequente é também bastante importante ao nível da higiene e beleza. A escovagem limpa o pelo ao remover detritos, diminuindo por isso a necessidade de dar banho aos animais. Escovar o pelo também garante uma melhor saúde da pele. Os óleos naturais produzidos pelo cão espalham-se hidratando a pele. Existem vários tipos de escovas que devem ser escolhidas conforme o tipo de pelo do animal.

24-03-2014

Appointments

Make your appointment through this form

How to find us?

Rua Fialho de Almeida, n.º 26
7780-190 Castro Verde


Coordinates

Latitude: 37º 41' 54" N

 

Longitude: 8º 5' 15" W

T: 286 322 941 | 962 706 969 | 969 023 380*

*(Call cost to the national fixed network / Call cost to the national mobile network)

E: geral@cveterinariacastroverde.com