Desparasitação externa

Os ectoparasitas são animais que vivem na pele, pêlo, pavilhão auricular e canal auditivo dos nossos animais de companhia.

Estes animais alimentam-se de sangue dos hospedeiros mamíferos. A sua contaminação dos animais é feita pelo contacto direto e do meio ambiente que os rodeia.

As pulgas são ectoparasitas mais frequentemente encontrados à vista desarmada pelos donos, e apenas as espécies Ctenocephalides canis (cão) e Ctenocephalides felis (cão e gato) afetam os nossos animais de companhia. Uma pulga fêmea pode picar o seu hospedeiro cerca de 400 vezes por dia e colocar cerca de 2000 ovos durante a sua vida.

De uma forma geral causam sinais como: inquietação, desconforto, prurido e muitas vezes uma dermatite alérgica à picada da pulga, que se define como uma reação de hipersensibilidade que ocorre ao nível da pele, e resulta da ação antigénica da saliva da pulga que é injetada durante a picada no nosso animal de companhia.

As carraças tal como as pulgas são facilmente visualizadas pelos donos. Existe uma enorme diversidade de géneros e espécies destes ectoparasitas, no entanto de uma forma geral existem as carraças "duras" (género Ixodidae) e as carraças "moles" (género Argasidae).

Estes ectoparasitas são responsáveis pela transmissão de várias doenças tanto aos nossos animais como ao Homem.

A "febre da carraça" é apenas uma delas, mas existe um conjunto de doenças infeciosas causadas por bactérias ou protozoários transmitidos através da picada da carraça assim como: Doença de Lyme ou Borreliose, Erlichiose, Babesiose, Anaplasmose, Hepatozoonose e Rickettsiose.

Com a chegada da Primavera ocorre o início do período de maior risco de infestação. Consulte o seu médico veterinário, pois existem diversos produtos, com diversas apresentações e formas de aplicação, e escolha a que melhor se adapta ao seu animal de estimação, de modo a mante-lo livre destes ectoparasitas de uma forma segura e eficaz.
 

07-04-2014

Pré-Marcação

Faça a sua pré-marcação através deste formulário

Como encontrar-nos?

Rua Fialho de Almeida, n.º 26
7780-190 Castro Verde


Coordenadas

Latitude: 37º 41' 54" N

 

Longitude: 8º 5' 15" W


T: 286 322 941* | 962 706 969* | 969 023 380*

*(Custo de chamada para a rede fixa/ Custo de chamada para a rede móvel)

E: geral@cveterinariacastroverde.pt