As otites externas são inflamações do pavilhão auricular...

As otites externas são inflamações do pavilhão auricular e conduto auditivo do ouvido. Os seus sintomas mais comuns são a vermelhidão do pavilhão auricular, excesso de cera, mau cheiro, sacudir a cabeça de forma exagerada, comichão excessiva nas orelhas.
As causas podem ser tão variadas como fungos, ácaros, bactérias, alergias, excesso de cera, pelos ou humidade dentro do ouvido. 
As raças com orelhas grandes e caídas, estão mais predispostas a esta doença pois, elas proporcionam um ambiente quente e húmido, propício para o desenvolvimento de agentes patogénicos.

O que fazer para prevenir essa doença?

- Mantenha as orelhas do animal secas. Utilize um pano, gaze ou algodão para secar as orelhas do seu cão após um banho.
- Se o seu cão tem um excesso de pelos na região interna das orelhas, devem ser retirados por exemplo no momento da tosquia no seu médico veterinário.
- Limpe regularmente a parte externa das orelhas do seu animal, com uma gaze embebida num líquido específico de limpeza de ouvidos, e termine com uma gaze seca. Em caso de dúvidas neste procedimento esclareça com o seu médico veterinário.
- Observe com regularidade as orelhas do seu cão.

Caso o seu animal esteja com algum dos sintomas da otite, procure um veterinário para realizar a avaliação e diagnosticar a doença. O tratamento consiste em medicamentos específicos que garantem o restabelecimento da saúde do animal. 

24-04-2019

Pré-Marcação

Faça a sua pré-marcação através deste formulário

Como encontrar-nos?

Rua Fialho de Almeida, n.º 26
7780-190 Castro Verde


Coordenadas

Latitude: 37º 41' 54" N

 

Longitude: 8º 5' 15" W


T: 286 322 941* | 962 706 969* | 969 023 380*

*(Custo de chamada para a rede fixa/ Custo de chamada para a rede móvel)

E: geral@cveterinariacastroverde.pt